FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÃCIAS

30/05/2012

ABNT ENTREGA “SELO VERDE” PARA TIPLER NESTA SEMANA

ABNT ENTREGA “SELO VERDE” PARA TIPLER NESTA SEMANA

Recapadora se torna uma das poucas do Brasil a contar com o Selo Verde e o registro do Inmetro para reforma de pneus.
Cerimônia será na quinta-feira (31), às 19h30, no Setcergs.

Há cerca de um ano, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vem certificando empresas no Brasil, Europa e Estados Unidos com o “Selo Verde” (Ecolabelling), uma metodologia voluntária de certificação e rotulagem de desempenho ambiental de produtos ou serviços. Nesta quinta-feira (31), às 19h30, a analista técnica da entidade, Rosemar Silva dos Santos, estará em Porto Alegre, no Setcergs (Av. São Pedro, 1420), para entregar o certificado à recapadora Tipler, de São Leopoldo, uma das poucas do Brasil a contar com o Selo Verde e o registro do Inmetro para reforma de pneus.

Empresas dos mais variados ramos como celulose, siderurgia e cimenteiras – como ArcelorMitall e Votorantim, por exemplo – além de organizações na Alemanha, EUA e de diferentes estados brasileiros já contam com o “Selo Verde”. Por ser voluntária, segundo Rosemar, a certificação se torna um diferencial competitivo, diferente da certificação compulsória, que é estabelecida pelo governo para comercialização de produtos e serviços.

A analista também explica que as empresas gaúchas estão engajadas na busca pelo certificado. “Especialmente nos segmentos de cabos de telemática, mobiliário, pneus e carpetes”, revela. “Existem casos de elaboração de critérios em que pesquisamos nas legislações de procedência da região Sul do país, pois estão bem difundidas”.

Certificação reforça filosofia

Com o reconhecimento, a Tipler – que já havia sido a primeira do Brasil a obter o registro do INMETRO para reforma de pneus de carga – é agora a primeira da região Metropolitana de Porto Alegre com o Rótulo Ecológico e uma das poucas empresas do País a atender as duas padronizações.

O Selo Verde para reforma de pneus é concedido às empresas que operam em conformidade com o procedimento 145 da ABNT, que estabelece requisitos ambientalmente responsáveis para a atividade. A exigência envolve toda a cadeia produtiva da empresa, iniciando nos fornecedores, passando pelo reformador e se estendendo até o descarte do material.

De acordo com as exigências da norma, os fornecedores devem entregar matérias-primas em conformidade com as especificações ambientais e comprovar devidamente através de laudos técnicos. Dentro do reformador, são avaliados aspectos como consumo de energia elétrica e água, processos e controles de produção, tratamento de resíduos, segurança no trabalho, manutenção e emissão de carbono da frota, e também a qualidade e desempenho dos pneus produzidos. O ciclo de atitudes responsáveis se completa com o atendimento aos requisitos de descarte dos pneus inservíveis para reforma, processo no qual o reformador é, junto com os fabricantes de pneus, corresponsável pela destinação ambientalmente adequada.

Multiplicação

Através do STSA (Sistema Tipler de Sustentabilidade Assegurada), a fabricante estende para seus mais de 70 concessionários no Brasil e Mercosul o compromisso com a sustentabilidade. Com capacitações e prestação de consultorias, é feita a entrega de um pacote completo de ações efetivas para proporcionar crescimento contínuo e ambientalmente responsável dos recapadores, atuando em questões estratégicas para os seus negócios.

SERVIÇO

O que: Cerimônia de entrega do Rótulo Ecológico ABNT para Pneus Reformados
Quando: dia 31 de maio, quinta-feira, às 19h30
Onde: SETCERGS (Av. São Pedro, 1420 ▪ Bairro São Geraldo ▪ Porto Alegre)
Informações: (51) 3568-2222 (Tipler) ou (51) 3342-9299 (Setcergs)

FONTE: Vicente Medeiros Comunicação

tipler

COMPARTILHE: