FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÍCIAS

28/11/2014

SINBORSUL E PARCEIROS LANÇAM CARTILHA INÉDITA NO PAÍS DIRECIONADA AO SEGMENTO DA BORRACHA

Foi lançada nesta quinta-feira, dia 27 de novembro, a cartilha de Suporte tecnológico à segurança do trabalho em máquinas e equipamentos na indústria de artefatos de borracha. A promoção do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul (Sinborsul), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), FIERGS, FIERGS/ Procompi, SEBRAE e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) teve lugar no Centro das Indústrias, em São Leopoldo, às 20h. A iniciativa foi prestigiada pelo presidente da FIERGS, industrial Heitor José Müller, além de contar com lideranças municipais, empresariais e sindicais do Rio Grande do Sul.
A Cartilha de Segurança foi elaborada a partir de discussões técnicas, envolvendo representantes dos fabricantes de máquinas e de produtos de borracha, entidades relacionadas ao setor, Ministério do Trabalho e Emprego e representantes de trabalhadores da indústria desta atividade econômica. “Esse trabalho realizado a muitas mãos, na forma de uma Comissão Tripartite, servirá de instrumento de orientação às empresas, aos profissionais e demais agentes envolvidos com a indústria de artefatos de borracha”, registrou o presidente do Sinborsul, empresário Gilberto Brocco, coordenador deste trabalho. A cartilha tem o propósito de reduzir os riscos e os custos relativos aos acidentes do trabalho. Pioneira no País, o projeto Suporte Tecnológico à Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos na Indústria de Artefatos de Borracha trará benefícios imensuráveis para toda a cadeia produtiva do setor, comenta o presidente.
Visando a busca de soluções viáveis nesta área, a comissão contou com a orientação de consultoria especializada em segurança do trabalho, além da expertise de profissionais de empresas de artefatos de borracha, de fabricantes de máquinas, de representantes dos sindicatos dos trabalhadores e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Os principais recursos utilizados no setor foram identificados, tendo sido testadas alternativas de soluções para garantia de segurança na operação destes equipamentos.
Segundo o presidente da FIERGS, industrial Heitor José Müller “na prática, a cartilha é uma importante ferramenta a serviço do desejável aumento da produtividade das fábricas de menor porte do segmento de artefatos de borracha”. Essa atividade produtiva, no território gaúcho, tem no Vale do Rio dos Sinos a sua maior concentração, destaca o presidente, ao mencionar que o Centro Tecnológico de Polímeros está sendo transformado em Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, fazendo parte do projeto nacional que a CNI desenvolve com o BNDES.
“Garantir mais segurança no trabalho é, sem dúvida, uma valiosa contribuição para o desenvolvimento econômico e social deste segmento industrial e poderá ser uma referência para a melhoria tecnológica de toda a indústria brasileira”, enfatiza Brocco.
SAIBA MAIS
Fundado em 1952 e com sede no município de São Leopoldo, o Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul (Sinborsul), presidido pelo empresário Gilberto Brocco é a entidade representativa, em âmbito estadual, do segundo principal polo transformador de artefatos de borracha do País. Atuam no setor, aproximadamente 250 empresas filiadas, que geram cerca de 10.500 postos de trabalho no Estado.
Mais informações sobre o Sinborsul poderão ser obtidas através do site www.sinborsul.com.br ou pelo telefone (51) 3590-7733.

 

FONTE: Jornalista Neusa Medeiros

SINBORSUL E PARCEIROS LANAM CARTILHA INDITA NO PAS DIRECIONADA AO SEGMENTO DA BORRACHA
SINBORSUL E PARCEIROS LANAM CARTILHA INDITA NO PAS DIRECIONADA AO SEGMENTO DA BORRACHA

COMPARTILHE: