FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÍCIAS

10/01/2018

VIPAL RESOLVE PROMOVE NOVA ETAPA DO CIRCUITO DE PALESTRAS

VIPAL RESOLVE PROMOVE NOVA ETAPA DO CIRCUITO DE PALESTRAS

Plataforma criada pela Vipal Borrachas para conectar transportadores foi o principal tema do evento ocorrido na sede do SETCERGS, em Porto Alegre (RS)

 

Transportadores e parceiros da Vipal Borrachas tiveram mais uma oportunidade para conhecer de perto uma importante novidade do mercado de transportes deste ano: a Vipal Resolve. O Circuito de Palestras, já realizado em São Paulo (SP), Curitiba (PR) e no Recife (PE), agora teve uma nova etapa, no último dia 5 de dezembro, na sede do SETCERGS - Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Entre os presentes, estiveram o presidente do SETCERGS, Afrânio Kieling, o vice-presidente, João Jorge Couto da Silva, os diretores Antônio Carlos Bebber, Mauro Dalla Valle e Renato Kopacek, e o gerente Gilberto Rodrigues.

 

O evento, com presença de 70 pessoas, levou ao público do segmento informações sobre “a rede social do mercado transportador”, como já vem sendo chamada. O tema foi apresentado pelo Gerente de Marketing da Vipal Borrachas, Tales Pinheiro. Além disso, outros temas, como Gestão de Pneus e Economia de Combustível, também estiveram na pauta como exemplos do que pode ser discutido na plataforma.

 

A Vipal Resolve, lançada em maio, é uma plataforma interativa que ajuda aqueles que atuam no segmento de transportes na resolução dos dilemas da sua rotina de trabalho, além de conectar o mercado como um todo. Os usuários podem escolher entre assuntos diversos, como Gestão de Pneus, Economia de Combustível, Gestão de Pessoas, Manutenção, para postar suas dúvidas e sugestões. Da mesma forma, é possível contribuir com respostas, comentários e compartilhar as boas práticas que ajudam os participantes na solução de seus problemas. Qualquer pessoa ligada ao universo do transporte é bem-vinda para interagir e compartilhar experiências com os outros usuários. 

 

A Vipal Borrachas é a idealizadora e curadora desse projeto inédito no mercado. Além de realizar a moderação da plataforma através da Univipal, garantindo a qualidade da informação, a equipe técnica da empresa ajuda com as respostas e ainda, quando são levantadas dúvidas de outras áreas, convida especialistas em assuntos nos quais não possui expertise. Interessados na rede social do mercado transportador, podem se inscrever no site www.vipalresolve.com.br

 

Gestão de pneus e economia de combustível

 

O Circuito de Palestras também serviu para discutir o mercado de transportes, com painéis liderados pela equipe da Vipal. O primeiro, Gestão de Pneus, ministrado pelo Gerente Nacional de Frotas da Vipal, André Nedeff, apontou dicas para se obter a melhor eficiência do pneu nos custos da frota, como extrair o melhor rendimento e desempenho. Também foram discutidos os motivos para que o pneu seja analisado como parte do patrimônio da empresa.

 

A palestra de Nedeff destacou a importância de se ter um plano de manutenção dos pneus e como acompanhar os indicadores de forma a definir metas de melhoria nas frotas. Também, ressaltou a capacitação da mão de obra de todos aqueles que se envolvem com a reforma. “Além de um plano de manutenção bem definido, qualificar a mão de obra que atua nessas atividades é essencial”, destaca Nedeff. “Com pessoas capacitadas e constantemente sendo treinadas, mesmo ações corretivas feitas com agilidade podem evitar que um pneu tenha sua vida abreviada e consiga se otimizar o desempenho de cada produto”, completa.

 

Para que estes resultados sejam alcançados, o Gerente de Frotas indica que se mantenham parceiros qualificados, caso da Vipal Rede Autorizada, rede de reformadores mantida pela Vipal da qual integram cerca de 300 reformadores na América Latina, sendo 200 no Brasil. “A eficiência no uso correto dos pneus passa pela necessidade de ter parcerias com empresas e profissionais que realmente agreguem qualidade e resultado para os transportadores”, explica. “Não use a intuição, use a opinião de quem entende do assunto”, aponta o profissional.

 

Ele ainda frisou aos presentes: “Através da análise dos pneus, é possível fazer um raio X do veículo e identificar possíveis problemas de condução e manutenção, motivo pelo qual dizemos que  o pneu é um ‘dedo duro’. Por isso, é tão importante realizar a gestão destes”, concluiu.

 

O seguindo painel, sobre Economia com Pneus, guiada pelo Gerente de Tecnologia e Qualidade da Vipal, Henrique Brito, tratou de como obter economia na frota através do uso consciente dos pneus ampliando ao máximo a vida útil deles e como reduzir os custos com combustíveis com o uso de pneus novos e reformados com baixa resistência ao rolamento, conhecidos como ecoeficientes.

 

Com relação a isso, Brito deu como exemplo ao público presente no SETCERGS as bandas de rodagem ECO da Vipal. A linha tem como principal objetivo gerar economia de combustível através do que há de mais avançado em termos de tecnologia de produtos no segmento. Isso se deve ao uso de compostos especiais de borracha de alta tecnologia e configuração de desenho das bandas, que garantem menor resistência ao rolamento e, consequentemente, índices de economia de combustível que podem chegar a até 10%.

 

“Importantes transportadoras do Brasil, como Viação Osasco, Transpass, Turbo Transportes, Viação Cometa e CAT Logística, bem como as de outros países, como Estados Unidos, México e Colômbia, já vêm utilizando as bandas ECO em suas frotas, com resultados significativos em termos de economia de combustível”, disse.

 

Sobre a Vipal

A Vipal Borrachas - www.vipal.com.br - foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e dois centros de distribuição no Brasil. A empresa exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania.  A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.

 

Fonte: Martha Becker Comunicação Corporativa

 

COMPARTILHE: