FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÍCIAS

26/03/2019

SINBORSUL PATROCINA O IV WORKSHOP DA ABTB

SINBORSUL PATROCINA O IV WORKSHOP DA ABTB

O Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul (SINBORSUL) está patrocinando o IV Workshop da ABTB - Ampliando Conhecimento Estreitando Relacionamentos, numa promoção da Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB).

 

A atividade ocorrerá no dia 29 de março, sexta-feira, às 17h45min, no Instituto SENAI de Inovação (ISI), apoiador do evento, que está localizado na Av. Presidente João Goulart, nº 682, em São Leopoldo.

 

A programação inicia com a apresentação de Técnicas para Formulação de Compostos, a cargo de João Antonio Vizagre, profissional com ampla experiência na área da borracha. Na ocasião serão abordados tipos de elastômeros; cargas, ativadores, aceleradores e agentes de vulcanização; bem como orientações de como usá-los para se atingir as especificações exigidas.

 

Na sequência, o professor e pesquisador Fabrício Celso, doutor em Ciência dos Materiais, com pós-doutorado em Engenharia Química, no Canadá, irá apresentar os Resultados da colaboração entre universidade e indústria no setor da borracha. Serão enfatizados os seguintes tópicos: elastômeros termoplásticos e de silicone; nanocargas; resíduos de borracha; pesquisa, desenvolvimento e inovação; e interação indústria/ universidade.

 

Às 20h15min, o tema em pauta será Alternativas viáveis para tornar um composto de borracha biodegradável, produtos e processos, a cargo de Tulio Sergio Fulginiti, desenvolvedor químico há 40 anos. A abordagem versará sobre Identificação e apresentação dos produtos derivados de vegetais e oleoginosas, que são utilizados nos compostos elastoméricos. O evento encerra às 21h, com o Momento Network, quando será oferecido um coffee break.

 

Mais informações pelos fones 3590-7733, junto ao SINBORSUL, e na ABTB – Região Sul, 3589-6673.

  

Neusa Medeiros

Jornalista - Reg. Profissional nº 5.062

Assessora de Imprensa do SINBORSUL

Edição 3 - Comunicação Empresarial Ltda.

COMPARTILHE: