FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÍCIAS

25/01/2013

VIPAL A PRIMEIRA DO MERCADO A ADEQUAR SEUS PRODUTOS PORTARIA DO INMETRO PREVISTA PARA 2015

Líder no mercado brasileiro e na América Latina e uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma de pneus, a Vipal está na frente da concorrência também quando se fala em responsabilidade ambiental, antecipação de tendências e atendimento a futuras regulamentações.
Desta vez, é com relação à portaria 544 do INMETRO, de 25 de outubro de 2012, que obriga os fabricantes de pneus a não utilizarem nos compostos de borracha os chamados "óleos altamente aromáticos", os quais contêm componentes que trazem riscos ao meio ambiente. Assim, a Vipal é pioneira no Brasil no sentido de abolir esses óleos em suas linhas de produção, pois entende que esta questão também é de responsabilidade do segmento de reforma de pneus.
Utilizados na produção de borracha, os óleos aromáticos servem para plastificar, ajustar a viscosidade e determinar outras propriedades do material final. Um composto de borracha para pneus pode conter até 20% de óleos aromáticos.
“Por possuir em seu DNA a questão da responsabilidade ambiental e social, atualmente todos os produtos da marca Vipal já estão dentro da exigência do INMETRO para os pneus novos, que passa a valer em 2015. Com uma antecedência de 48 meses, a Vipal já fabrica 100% dos seus produtos em conformidade com a nova portaria do INMETRO”, afirma Eduardo Sacco, Gerente de Marketing da Vipal. “É a Vipal na vanguarda do mercado”, completa.

Vipaltec

A Vipal também está à frente quando se trata de outra regulamentação do Inmetro: o Registro de Declaração de Conformidade do Fornecedor. Desde que foi expedida, em novembro de 2011, até seu prazo final, um ano depois, a Vipal atuou junto à sua Rede Autorizada no sentido de fornecer todo o suporte necessário aos reformadores para a obtenção do registro através de orientação, capacitação das equipes e suporte técnico. Nesse processo, o Inmetro determinou o ensaio de amostras de pneus reformados, que são enviados para laboratórios especializados, um deles pertencente ao Grupo Vipal: o Vipaltec. Este laboratório de alta tecnologia é acreditado pelo órgão desde 2007, e disponibiliza seus serviços para todo o segmento de pneus novos ou reformados.
 

Sobre a Vipal

A Borrachas Vipal - www.borrachasvipal.com.br - foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e três centros de distribuição no Brasil. A Vipal exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte e Europa.
A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.
Compõem o Grupo Vipal: Borrachas Vipal, Fate Pneus do Brasil, Banco Vipal e BR Plásticos S.A.
 

FONTE: Martha Becker Comunicação Corporativa

VIPAL  A PRIMEIRA DO MERCADO A ADEQUAR SEUS PRODUTOS  PORTARIA DO INMETRO PREVISTA PARA 2015

COMPARTILHE: