Estande coletivo do SINBORSUL movimentou as empresas presentes na Mercopar 2025

Estande coletivo do SINBORSUL movimentou as empresas presentes na Mercopar 2025

Foram centenas de expositores, conteúdos inspiradores, rodadas de negócios, e muitas oportunidades para alavancar conexões e impulsionar projetos de tantas empresas. A Mercopar é um celeiro de ideias, inspiração e ações, que inspira quem circula pelos corredores desta que é a maior feira de inovação e negócios da América Latina.

 

          Um espaço de geração de relacionamentos, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à movimentação da economia, que reuniu, no estande coletivo do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul (SINBORSUL), nove empresas. Esta tradicional feira ocorreu no período de 14 a 17 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, numa promoção do SEBRAE RS, em parceria com a FIERGS. 

 

         As empresas, que estiveram presentes no estande coletivo, com 80m², em parceria com o SEBRAE, foram as seguintes: Borrachas Crepesul, Datwyler, Incobor, Ingabor, MA Borrachas, Mercobor, NG, Pren Flex e RD-Flex.

 

           Segundo o presidente da entidade, Sérgio Ferandin, reunir empresas de um mesmo segmento, num estande coletivo, com apoio da FIERGS e do SEBRAE, potencializa o setor e facilita a interação com o mercado da borracha. “Nosso objetivo foi oportunizar aos associados e filiados essa ação, para que possam ter um contato mais direto com o mercado em que atuam, acompanhando novas tendências e tecnologias utilizadas”, afirma.

 

           “Em comparação com o ano passado, participamos da feira com mais empresas, demonstrando bastante aderência à iniciativa. Desejamos que, em 2026, tenhamos ainda mais participantes”, avalia o presidente. “Foi um momento especial para as empresas, que certamente se beneficiaram de um ambiente voltado à geração de novas oportunidades”.

 

          DEPOIMENTOS – Luciana Triches Morlin, gerente da Ingabor Borrachas, esteve representando a empresa, juntamente com a Ana Caroline Botcher, do Comercial; Alcemar Vili Haupt, do Controle de Qualidade; e o engenheiro Daci Arpini. “Estivemos muito ativos na Mercopar, na parte da Rodada de Negócios, com vários contatos e agendas. É uma feira que se mostra maior e com uma abrangência forte, em relação aos anos anteriores. Realizamos novos contatos, dando visibilidade para possíveis negócios, focados no mercado da borracha”, salienta Luciana. “Importante também destacar a participação das empresas no estande coletivo, com o apoio do SINBORSUL e do SEBRAE, que oportunizou às associadas e filiadas à presença na feira, a partir de uma boa infraestrutura, com custos reduzidos”.

 

          Para Javier Duarte, gerente Comercial da RD-Flex Acomplamentos, “o nosso intuito foi vender, mostrando a nossa qualidade para os clientes e futuros interessados nos produtos e serviços da empresa, além de estarmos na vitrine de uma feira reconhecida pela sua importância. Somos agradecidos ao SINBORSUL, por colocar as empresas do segmento da borracha reunidas num mesmo estande, potencializando a força do setor, facilitando a vinda de todos. Por ocasião da Rodada de Negócios Internacional tivemos a grata satisfação de realizar contatos com quatro países, como México, Chile, Panamá e Peru, que selecionaram a nossa marca, demonstrando a qualidade dos produtos junto a este mercado”, destaca Javier.

            

           O diretor da RD-Flex Acoplamentos, Rubén Duarte, destacou que a participação no estande coletivo foi muito positiva. “Recebemos a visita de um público interessado e muito qualificado. Agradecemos mais uma vez ao SINBORSUL e ao SEBRAE por sempre estarem atentos às necessidades das empresas. A nossa marca está sendo reconhecida, além do Brasil, pois estamos expandindo para o mercado internacional. Já exportamos para a Argentina, Paraguai, Uruguai e seguimos buscando abrir novos espaços. Desejamos expandir a nossa marca para diferentes setores da indústria, sendo uma ótima opção para os clientes, pois temos capacidade técnica”, justifica Rubén.

 

          Marisa Kaspary Zanatta, da área de Desenvolvimento; juntamente com a diretora Margarete Ebling, da MA Borrachas, de Carlos Barbosa, participaram pela primeira vez do estande coletivo do SINBORSUL. “Estarmos na feira foi interessante, pois além de expositor, captando novos clientes, tivemos a oportunidade de intensificar o networking entre os colegas da borracha, e isso é muito importante especialmente para nós, que somos aqui da serra. Além da divulgação da marca, estamos agregando uma maior integração entre as empresas do mesmo segmento. Tivemos, também, a visita de dois clientes muito importantes, que são do norte do Estado, somando a outros contatos de destaque, graças ao acesso que tivemos à feira, através da entidade”, assegura Marisa.

 

           Para Ricardo Gomes, gerente de Vendas, da Datwyler do Brasil, antiga Bins, a participação na feira favorece muitas oportunidades de negócios, com novos contatos, além de poder rever amigos, num ambiente propício para essa finalidade. “Tivemos alguns retornos, através da Rodada de Negócios, confirmando a importância de estarmos na feira, que certamente irá gerar boas agendas. Participamos do estande coletivo, no ano passado, e os resultados positivos favoreceram a participação, neste ano, pois esse formato beneficia as empresas economicamente e amplia o networking igualmente no próprio espaço coletivo”, destacou Ricardo, que esteve acompanhado pela coordenadora de CS, Marizete Martins; e Luiza Huning, analista de Vendas.

 

           Josiane Britz, administradora da Incobor, participa há muitos anos da Mercopar, e neste ano ampliou a participação com mais funcionários, inclusive nas Rodadas de Negócios, para atendemos de forma mais ampla aos clientes e futuros contatos.  “Estamos muito satisfeitos com o retorno recebido, que inclui agendas marcadas, com ampla possibilidade de negócios. Saímos da Mercopar com a perspectiva de potenciais clientes, que nos motiva, cada vez mais, a realizar um trabalho de qualidade”, assegura Josiane.

 

         Eduardo Thiesen, do Comercial, representou o estande da Pren Flex Borrachas e Plásticos, presente nos segmentos automotivo e agrícola. “A feira esteve muito movimentada, ocasião em que recebemos clientes antigos e novos, com diferentes projetos. Tivemos a oportunidade de apresentar a empresa e o nosso sistema de trabalho, com reuniões agendadas para os próximos dias. A feira é uma vitrine”.

 

         Segundo Eduardo, “alguns clientes, que sabiam que estávamos na feira, compareceram, para nos prestigiar e trocar ideias, fortalecendo a relação. No ano passado, participamos pela primeira vez do estande coletivo e em virtude dos resultados positivos repetimos a dose. Se depender de nós, estaremos sempre aqui disputando esse espaço. Não é somente para o setor que a feira traz vantagens, mas para diferentes segmentos. Como estamos construindo uma fábrica nova, em São Leopoldo, fizemos contato com um fornecedor e já agendamos uma reunião. Então, a feira propicia isso!”

 

           Ana Lima, coordenadora Comercial da NG Borrachas, compareceu na feira, juntamente com o diretor Sérgio Ferandin, também presidente do SINBORSUL; Ademir Borba, coordenador de Produção, vendedor e responsável área técnica; a Jucelaine Bitarello, coordenadora Administrativa-Financeira, responsável pelo setor de Compras e pela área Financeira; e o responsável técnico químico, Roque Kock. “A feira é uma importante vitrine para apresentar a empresa e o nosso potencial; uma oportunidade para participarmos, com o apoio da entidade e do SEBRAE, que facilita desde a organização, a divulgação e toda a estrutura disponível. Participamos também da Rodada de Negócios, um espaço interessante para apresentar a empresa. Temos muitas possibilidades de negócios. O contato direto na feira é muito importante e sempre promissor”, registra Ana.

 

         Taíse de Paula, analista de PCP, na Borrachas Crepesul, afirmou que o penúltimo dia de feira foi o mais produtivo, ocasião em que receberam muitas solicitações de propostas para futuros negócios. “A participação no estande coletivo foi muito promissor e poderá gerar bons negócios. Percebi que muitos estão procurando fornecedores e não encontram, sendo que vários contataram conosco em virtude dessa necessidade. No estande do SINBORSUL, cada empresa apresentou produtos diferentes. A borracha é um mercado a ser expandido, tamanha a sua importância para o mercado”, salienta Taíse, que esteve acompanhada de Francine Coleraux, coordenadora de Desenvolvimento de Produtos.

 

          Gilberto Brocco, diretor da Mercobor, vice-presidente do SINBORSUL e conselheiro do SEBRAE, juntamente com Giane Brocco, diretora de Inovação da Mercobor, participou mais um ano do estande coletivo da entidade.  “Neste ano, é a 23ª feira que a empresa comparece com muito orgulho, prospectando novos negócios e fortalecendo relações com os nossos tradicionais clientes. Tivemos a visita de vários representantes de empresas, que estão interessados no nosso produto, alguns inclusive indicados pelos clientes, motivo de satisfação para a Mercobor. A expectativa é boa, mesmo reconhecendo que muitos negócios acontecem meses após a feira”, salienta Brocco.

 

          Mais uma feira Mercopar concluída com sucesso! O SINBORSUL, juntamente com as empresas parceiras, já aguarda pela edição de 2026! 

 

Neusa Medeiros
Jornalista | Reg. Profissional nº 5.062

Assessoria de Imprensa do SINBORSUL
Edição 3 Comunicação Empresarial


Galeria de Fotos

Compartilhe