Viação Santa Cruz registrou melhora utilizando as bandas DV-RM Eco da Vipal
Não é todo dia que uma frota consegue economizar em combustível, um de seus principais custos. Pois os produtos da Vipal Borrachas proporcionam isso, e quem sai beneficiado são seus parceiros de estrada. Em testes feitos junto a Viação Santa Cruz, empresa de transporte rodoviário e urbano de São Paulo (SP), em parceria com a reformadora NSA Pneutec, integrante da Vipal Rede Autorizada, foi comprovado que a banda de rodagem DV-RM economizou 2,08% de combustível, sendo que também proporcionou ganho de 2,05% na média do veículo.
O teste aconteceu na Rodovia dos Bandeirantes (85% do percurso) e na Marginal Tietê (15%), ambas em São Paulo. Ao total, foram utilizados 8 pneus reformados: 4 pneus com a versão Eco do desenho e outros 4 pneus com a banda DV-RM tradicional. Acompanharam as viagens Josemar Putti, Consultor de Negócios da Vipal Borrachas, Cesar Nascimento e Rodrigo Vieira, Consultor Técnico e Consultor de Vendas da NSA Pneutec, e Maurílio Galdino, Controlador de Pneus da Viação Santa Cruz.
A aferição foi realizada nos eixos de tração de um mesmo veículo, um ônibus Scania K360 de carroceria 4x2 e utilizadas o mesmo carro, motorista e carga, sendo que o veículo era equipado com computador de bordo e telemetria e não transportou nenhum passageiro, apenas a equipe que acompanhou o teste. Ao final, a banda Eco teve um consumo de 37,6 litros de combustível e uma média de 4,48 quilômetros por litro. Já o desenho padrão, para percorrer a mesma distância, registrou 38,4 litros de gasto de combustível, além de uma média de 4,39 quilômetros por litro.
Anderson Marques Dias, Coordenador de Manutenção da Viação Santa Cruz, achou surpreendente o resultado do teste. “Estes 2% de economia representam muito na conta do combustível para uma frota”, comentou. “Quero evidenciar, sobretudo, o resultado das bandas Eco na nossa operação para homologar o uso na empresa”. A Viação Santa Cruz, com sede na capital paulista, tem mais de 60 anos de atuação, possui 240 veículos e atua no segmento de transporte rodoviário de passageiros, além de fretamento e transporte urbano.
A DV-RM atende caminhões e ônibus de pequeno, médio e grande porte. O fato de ser uma banda mais leve contribui para a preservação da carcaça, aumentando o índice de recapabilidade e a vida útil do pneu. A arquitetura do desenho da banda faz com que haja uma maior área de contato com o piso, o que gera um maior rendimento quilométrico. Sua versão Eco tem escultura dos sulcos e composição da borracha que proporcionam redução no consumo de combustível.
A linha ECO é a tecnologia Vipal aplicada à economia de combustível. Fabricadas a partir de um composto de borracha de alta tecnologia que proporciona menor resistência ao rolamento, as bandas Eco podem gerar até 10% de economia no consumo de combustível. Reformando com as bandas ECO, as transportadoras têm conseguido reduzir os gastos com combustível e diminuir o custo do quilômetro rodado.
Sobre a Vipal
Em 45 anos de estrada, a Vipal Borrachas se tornou uma das maiores empresas de reforma de pneus do mundo. É líder no Brasil e na América Latina, com cerca de 300 reformadores autorizados, sendo mais de 200 no Brasil. Tornou-se uma especialista na indústria da borracha, sendo a única empresa com uma linha completa de reforma e reparos para todos os tipos de pneus. Além disso, oferece compostos de borracha, pisos e lençóis, produtos para indústria, pneus de moto e câmaras de ar e ainda fabrica máquinas para reforma de pneus carga e agro.
Para abastecer este mercado, a Vipal conta com 4 fábricas na América do Sul com capacidade instalada superior a 19 mil toneladas por mês e 3 mil funcionários que usufruem de uma estrutura física de 183 mil m².
Ao longo dos anos, a Vipal tem aliado experiência a conhecimento técnico. Possui uma Universidade Corporativa e um dos mais robustos Centros de Pesquisa e Tecnologia do mundo no segmento, comportando 13 laboratórios. Toda essa estrutura se reflete em produtos de excelência que são referência de qualidade em todo o mundo.
Fonte: Marta Becker Comunicação Corporativa