FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÃCIAS

18/01/2012

CARRETA-ESCOLA DA VIPAL FECHA O ANO DE 2011 PERCORRENDO 23.700 QUILÔMETROS E CAPACITANDO 909 PESSOAS

CARRETA-ESCOLA

A Unidade Móvel de Treinamento da Vipal - empresa brasileira líder na América do Sul e uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar – percorreu, em 2011, 23.700 quilômetros, qualificando 909 profissionais.

Nos últimos cinco anos, a Carreta-Escola, como é denominada a Unidade Móvel, realizou 553 treinamentos, capacitando 7.006 pessoas em todo o Brasil. O número de empresas participantes chegou a 334. A expectativa para este ano é que sejam treinadas em torno de 1.050 pessoas.

A unidade itinerante de treinamento da Vipal, inédita no setor, foi criada com o objetivo de levar conhecimento técnico e tecnológico aos profissionais do mercado de manutenção de pneus. Trata-se de uma carreta de tamanho tradicional (14m x 2,8m), na qual é acoplada uma superfície que, quando aberta, transforma-se em uma sala de aula de 60 metros quadrados. Isso é possível graças ao emprego de um chassi elevado e pneus de perfil baixo.

A carreta, transformada em local apropriado para treinamentos e palestras, possui climatização e equipamentos como desmontadores, balanceadores e compressores, além de home-theater com DVD, projetor multimídia, computador e impressora.

Treinamentos

Os treinamentos oferecidos pela unidade móvel tem carga horário de oito horas/aula. O gerente de Marketing da Vipal, Eduardo Sacco, explica que as atividades são teóricas e práticas, abrangendo temas muito importantes para a segurança e manutenção dos pneus. “Como conduzir um veículo de modo econômico, como identificar as causas de danos e desgastes anormais nos pneus, a correta montagem e desmontagem de pneus. Do mesmo modo, os reparos em pneus e câmaras de ar, a utilização e cuidados com ferramentas e acessórios, estocagem de pneus etc. Enfim, todo este conteúdo é necessário para que este tipo de atividade profissional seja desenvolvida para atender os níveis máximos de qualidade em sua execução”, ressalta.

Mauro Cerqueira, da União Renovadora de Pneus e Unimak Reformadora de Pneus, revela que “com o apoio técnico e formação de profissionais, este programa da Vipal tem nos ajudado a fortalecer parcerias”. Em sua opinião, “a Carreta-Escola é hoje uma importante ferramenta de fidelização de clientes e um grande diferencial de mercado”.

Ele considera ainda que a Carreta-Escola cumpre um papel junto à sociedade, que é o de ajudar a qualificar mão-de-obra para o mercado de trabalho. “Acompanho todos os treinamentos e sempre me surpreendo com novas informações e soluções para as dificuldades do dia a dia, o material didático oferecido, o conforto da sala de treinamento. Tudo isto é profissionalismo”, conclui.

Sobre a Vipal

A Borrachas Vipal foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e cinco centros de distribuição no Brasil. A Vipal exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte e Europa.

A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.

Compõem o Grupo: Borrachas Vipal, Banco Vipal e BR Plásticos Participações. O grupo tem participação nas empresas Duroline (lonas para freio) e Fate (pneus novos). Junto com a argentina Fate está constituindo a primeira indústria binacional de pneus, que vai gerar mil novos empregos, em Guaíba (RS), na produção de pneus para automóveis e máquinas agrícolas.

COMPARTILHE: