FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÍCIAS

15/12/2014

ENVELOPES DA VIPAL GERAM ECONOMIA À REFORMADORA ZANDAVALLI, DE SC

Material de borracha produzido pela Vipal foi aproveitado mais de 250 vezes no processo de reforma
sem perder qualidade.

No segmento de reforma de pneus, para gerar economia ao cliente final é necessário que antes seja possível desonerar quem a executa. A Vipal Borrachas, líder na América Latina e uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para a reforma de pneus, busca isso em todos os âmbitos em que atua. Pois um dos produtos específicos para a reforma de pneus fabricados pela Vipal, o envelope, é capaz de trazer bons resultados ao reformador, como é o caso da Zandavalli Recauchutagem Ltda., de Concórdia (SC), pertencente à Rede Autorizada Vipal. A empresa, ao utilizar os envelopes seguindo as orientações técnicas da equipe da Vipal e realizando um controle do processo, constatou que o produto atingiu uma média de 250 aplicações mantendo a mesma qualidade.

Próprio para reforma de pneus a frio durante a vulcanização em autoclave (aparelho que opera a vulcanização da borracha através de calor e pressão), o envelope tem a função de envolver o pneu, pressionando a banda pré-moldada sobre a carcaça. Graças à sua elasticidade e altíssima resistência ao calor, um mesmo produto pode ser utilizado diversas vezes. Os Envelopes Vipal estão disponíveis em diferentes medidas para pneus montados e desmontados.

O proprietário da Zandavalli, Rogério Zandavalli, mostrou-se não apenas satisfeito como surpreso com o que se obteve a partir do momento em que passou a controlar os processos com os envelopes da Vipal, os quais não calculava o quanto eram reutilizados. “Por intermédio do Técnico em Reformas de Pneus da Vipal, com suas orientações, passamos a fazer um acompanhamento da durabilidade deste acessório”, conta Zandavalli. “Começamos em abril e, hoje, podemos afirmar que os resultados obtidos são muito mais positivos do que imaginávamos, pois, com a aplicação correta, estamos com uma média de 250 passadas por envelope”, alegra-se o gerente de produção da reformadora, Gilnei Pereira. Ele ainda relata que pode ser ainda melhor, tendo em vista que há muitos envelopes que devem passar das 300 ou mais passadas, tendo em vista suas boas condições de uso.

De fato, para que o envelope tenha um melhor desempenho, prolongando sua vida útil e, consequentemente, reduzindo os custos internos do processo de reforma, é essencial seguir as orientações técnicas sugeridas pela Vipal, que são:

1. Após utilizar o envelope, deixar um tempo mínimo de 3 horas antes de usá-lo novamente;
2. Usar o envelope correto de acordo com a bitola do pneu;
3. Evitar utilizar o mesmo envelope em bitolas de pneus diferentes;
4. Sempre utilizar o filme de proteção ou desmoldante Vipal;
5. Limpar sempre os flancos do pneu com uma máquina de escova rotativa ou um pano umedecido em água;
6. Quando houver danos laterais, usar filme de proteção para evitar o colamento com o envelope;
7. Se possível, dobrar as extremidades do envelope ao montar e desmontar o pneu;
8. Verificar se os braços da envelopadeira não estão desregulados, gerando atrito uns nos outros;
9. Não deixar o envelope aberto na envelopadeira por tempo excessivo;
10. Durante a montagem do pneu, abrir o envelope somente o necessário: isso evitará deformação excessiva;
11. Ter cuidado com a armazenagem do produto (evitar dobras);
12. Utilizar as receitas do painel Máster conforme programado;
13. Ter cuidado ao colocar o pneu dentro da autoclave (impacto com ganchos);
14. Analisar os ganchos, verificando a existência de cantos vivos ou serrilhados;
15. Verificar a existência de pingos de solda nos pegadores da envelopadeira;
16. Quando usando rodas, analisar se a flange não possui pontos amassados ou serrilhados. Isso pode causar cortes no envelope;
17. Avaliar a existência de “piques” na borda da peça. Caso possua, usando um vazador cônico, eliminar este “pique”;
18. Quando possível, consertar danos (furos) com Reparo para Envelope, Innlop e Sacos de Ar Vipal.

Segundo Rogério Zandavalli, vale a pena para uma reformadora da Rede Vipal proceder da forma certa. “Este resultado se deve a conscientização e entendimento nosso e, principalmente, da equipe de produção, que seguiu as orientações conforme foram treinados”. Palavra de quem usou e aprovou.

Sobre a Vipal
A Vipal Borrachas - www.vipal.com.br - foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e três centros de distribuição no Brasil. A empresa exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte. Europa e Oceania.
A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.

FONTE: Martha Becker Comunicação Corporativa

ENVELOPES DA VIPAL GERAM ECONOMIA  REFORMADORA ZANDAVALLI, DE SC

COMPARTILHE: