Em setembro, empresa separa as operações de fábrica das da marca de produtos para recapagem: indústria de borracha passa a se chamar Unique Rubber Technologies e marca de produtos para recapagem de pneus permanece com o tradicional nome Tipler
A segunda maior fabricante de produtos para recapagem e compostos de borracha da América Latina, empresa fundada em 1975, em São Leopoldo (RS), consolida a divisão de suas operações em duas áreas de negócios que vinham sendo trabalhadas no mercado desde 2012: a indústria de borracha, sediada na Av. Parobé, 2323, passa a se chamar Unique Rubber Technologies, atendendo diversas marcas do segmento de reforma de pneus e indústrias de produtos de borracha, e a marca Tipler de produtos para recapagem, líder do segmento de alto desempenho no Brasil, reforçará ainda mais sua atuação com estrutura direcionada exclusivamente como marca de produtos para recapagem de pneus, atendendo sua Rede de Concessionários a partir de sede em Campinas (SP).
O movimento ocorre em função do crescimento que a fábrica de produtos para recapagem e compostos de borracha alcançou nos últimos anos. Tendo investido pesadamente na ampliação do parque fabril, aumentou sua capacidade produtiva em 40% somando hoje mais de 240 mil metros quadrados de área, dos quais 65 mil são dedicados à estrutura fabril, e planeja investir nos próximos cinco anos para ampliar ainda mais sua capacidade de produção. A atual capacidade produtiva instalada é de 6.600 toneladas de compostos por mês, 3.200 toneladas de bandas pré-moldadas e 2.000 toneladas de camelback e calandrados. Produzindo atualmente 22% do volume de produtos para recapagem consumidos no Brasil e capacidade instalada para atender mais de 40% sem precisar investir em ampliação de parque fabril, novas máquinas ou equipamentos, a empresa triplicou de tamanho entre 2009 e 2013, e definiu em seu planejamento estratégico metas que incluem ampliação nas exportações e novas operações no Mercosul e outras regiões do Brasil. O objetivo macro é chegar em 2017 com o dobro do tamanho atual, elevando também a participação das exportações. O faturamento da empresa deve chegar à casa dos R$ 400 milhões este ano.
Segundo o diretor-presidente, Sérgio de Faria Bica Jr., as metas incluem reforço na internacionalização da empresa. “Ainda em 2014 pretendemos ampliar o número de países servidos e continentes atendidos”. Globalmente o mercado norte-americano, maior do planeta, é responsável pelo consumo de 17 milhões de pneus recapados por ano, mais que o dobro do Brasil, hoje consumidor de 8,2 milhões por ano e acima da Comunidade Européia com 7 milhões.
UNIQUE já nasce com quase 40 anos de experiência e com a segunda maior operação da América Latina em volume
A Unique Rubber Technologies conta com a mais moderna estrutura para produção de borracha nas Américas e passou a adotar recentemente o sistema de minifábricas, no qual cada etapa do processo produtivo funciona como fornecedora da etapa seguinte. Sua estrutura industrial conta também com dois laboratórios equipados com aparelhos para ensaios de elastômeros, que permitem a pesquisa e desenvolvimento de novos compostos e controle em tempo real de todo processo de fabricação das borrachas produzidas. “Isso garante que os produtos fabricados atendam o padrão de qualidade exigido por cada um dos nossos clientes”, explica Hermes Fagundes, diretor industrial da Unique.
A indústria produz atualmente produtos para recapagem das marcas Tipler, de São Leopoldo-RS, Borex, de Curitiba-PR, Borrachas Baptista, de Arapongas-PR, RecMaxx (DPaschoal), de Campinas -SP, Rede Rodar Borrachas, de Formiga-MG, Novateck (Pirelli) de Santo André-SP, entre outras; e compostos de borracha para fabricantes de pneumáticos, peças técnicas automotivas, correias transportadoras e indústrias de óleo e gás.
Marca TIPLER continua crescendo suportada agora pela UNIQUE
Em agosto, a marca Tipler também comemorou o ingresso no mercado chileno e iniciou a consolidação de seu plano de expansão na América. “Nos últimos anos, a marca Tipler passou a exportar para Argentina, Uruguai, Equador e Bolívia produtos para recapagem, e agora deve aumentar em mais 30% o volume de material exportado” conforme informa Richard Suarez, Diretor Comercial da Tipler. Nos próximos meses, mais três países sul-americanos estarão integrando a rota de exportação da marca, mais do que duplicando o volume exportado mensalmente.
FONTE: Vicente Medeiros Comunicação
Crédito: RPDOIS Fotografia