O IV Workshop da ABTB - Ampliando Conhecimento Estreitando Relacionamentos teve expressiva participação de associados e gestores, na última sexta-feira, dia 29 de março, às 17h45min, no Instituto SENAI de Inovação (ISI), apoiador do evento, em São Leopoldo. A promoção foi da Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB), tendo como patrocinador o Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul (SINBORSUL).
Ao saudar os presentes, o diretor Administrativo da ABTB, Lucas Leonardo, reforçou a importância da atividade, que proporciona a troca de informações entre os participantes, “sendo possível interagir com profissionais de elevada experiência no segmento da borracha”. Enfatizou igualmente a importante parceria com o SINBORSUL, que viabilizou a realização deste Workshop.
Em nome do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul fez uso da palavra o secretário Executivo, Flávio Friedrich, que destacou a relevância do evento, de real significado para a cadeia produtiva do setor.
A programação iniciou com a apresentação de Técnicas para Formulação de Compostos, a cargo de João Antonio Vizagre, profissional com ampla experiência na área da borracha. Na ocasião foram abordados tipos de elastômeros; cargas, ativadores, aceleradores e agentes de vulcanização; bem como orientações de como usá-los para se atingir as especificações exigidas.
Na sequência, o professor e pesquisador Fabrício Celso, doutor em Ciência dos Materiais, com pós-doutorado em Engenharia Química, no Canadá, apresentou os Resultados da colaboração entre universidade e indústria no setor da borracha. Foram enfatizados os seguintes tópicos: elastômeros termoplásticos e de silicone; nanocargas; resíduos de borracha; pesquisa, desenvolvimento e inovação; e interação indústria/ universidade.
Encerrando a iniciativa, o tema em pauta foi Alternativas viáveis para tornar um composto de borracha biodegradável, produtos e processos, a cargo de Tulio Sergio Fulginiti, desenvolvedor químico há 40 anos. A abordagem versou sobre Identificação e apresentação dos produtos derivados de vegetais e oleoginosas, que são utilizados nos compostos elastoméricos.
Fonte:
Neusa Medeiros
Jornalista - Reg. Profissional nº 5.062
Assessora de Imprensa do SINBORSUL
Edição 3 - Comunicação Empresarial Ltda.