Mais de 300 toneladas de pneus são encaminhados todo mês para reciclagem. Este grande volume é devidamente direcionado à destinação correta pela Vipal Borrachas através do processo de logística reversa. Por conta da fabricação de pneus de moto, que a empresa produz em sua unidade fabril de Feira de Santana, Bahia, a mesma tem a responsabilidade de recolher o volume correspondente de pneus inservíveis, conforme determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA. Conforme a resolução, os fabricantes e os importadores de pneus novos, com peso unitário superior a dois quilos, são obrigados a coletar e dar destinação adequada aos pneus inservíveis existentes no território nacional.
“A partir da entrada em vigor desta resolução, para cada pneu novo comercializado para o mercado de reposição, as empresas fabricantes ou importadoras deverão dar destinação adequada a um pneu inservível”, explica Flávia Queiroz, Analista de Meio Ambiente na fábrica da Vipal em Feira de Santana. “Para efeito de controle e fiscalização, a quantidade deve ser convertida em peso de pneus inservíveis a serem destinados, aplicando-se, inclusive, o fator de desgaste de 30% sobre o peso do pneu novo produzido ou importado”, conclui.
Por meio de empresas terceirizadas, que executam o recolhimento deste material em todo o território nacional, os pneus retornam a indústrias que reaproveitam a matéria-prima para diversos fins, como base asfáltica, tapetes e pisos emborrachados, solados para sapatos, grama sintética, lonas, entre outros.
Fonte: Marta Becker Comunicação Corporativa