A associada do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha no Estado do Rio Grande do Sul (SINBORSUL), a conceituada Mercur, com sede em Santa Cruz do Sul, completou 100 anos, ano que marca, igualmente, o centenário da indústria da borracha no RS.
Uma trajetória inspiradora, que marca com orgulho a história do segmento da borracha, foi prestigiada pela visita do presidente da entidade, Sergio Patzlaff; e vice-presidente Sérgio Ferandin, juntamente com a secretária Executiva, Daniela Felix, nesta semana. Na ocasião, foi entregue ao presidente da Mercur, Jorge Hoelzel Neto, uma placa em comemoração aos 100 anos da empresa.
A Mercur é o resultado da história de muitas pessoas, entre colaboradores, clientes, consumidores, fornecedores e parceiros, cada um contribuindo para que essa trajetória marque a construção de um mundo diferente, bom para todas as pessoas e para o planeta.
TRAJETÓRIA - Ao longo da trajetória da Mercur, foram muitas mudanças, somadas à produção de diferentes produtos. “Evoluímos em nosso jeito de fazer e sabemos da importância que é nos mantermos em constante aprendizado. Hoje, entendemos que construir, coletivamente, traz benefícios para todos e materializa nosso propósito de cocriar o mundo de um jeito bom para todo o mundo”, destaca o presidente da empresa.
No início de 1920, cada vez mais carros circulavam pela cidade de Santa Cruz do Sul. E junto com eles, outra novidade também surgia: as lascas de borracha, que se soltavam dos pneus, em virtude das estradas cheias de pedras e sem pavimentação.
Carlos Gustavo Hoelzel, então com 34 anos, gerenciava os primeiros passos de sua revenda e oficina de automóveis. Seu irmão, Jorge Emílio Hoelzel, era arquiteto, mas interessava-se pela oficina. Estava ali a parceria que Carlos procurava. Noites adentro, os dois criaram fórmulas, fizeram experiências e descobriram os segredos da borracha. Quando dominaram os primeiros processos, eles mesmos montaram as máquinas para aplicá-los.
A revenda e oficina de automóveis estava pronta para mudar: além do conserto de pneus, as máquinas poderiam agora criar artefatos de borracha. Assim, em 11 de junho de 1924, nascia a Hoelzel Irmãos, depois transformada em Mercur S.A.
Como inovar sempre fez parte da história da Mercur, em 2007, a grande mudança começou. Jorge Hoelzel Neto, então diretor da empresa, participou da decisão de contratar uma consultoria, focada em estratégias de negócios sustentáveis. Durante esse trabalho, uma pergunta ressoou: qual era propósito da Mercur? Se a Mercur acabasse, qual seria seu legado? Essa questão pedia uma resposta. Não uma resposta antiga, mas algo novo e com olhos para o futuro, como a Mercur sempre buscou fazer.
O tripé humano socioambiental deu origem às soluções que viriam depois. Hierarquia horizontal, com voz para toda e qualquer pessoa na empresa. Engajamento em atividades de impacto social, promovendo transformações positivas nas comunidades. Compromisso com a redução do impacto ambiental da produção. E assim, a Mercur recriou sua maneira de agir e enxergar seu próprio trabalho.
Que a Mercur siga fazendo a diferença! Sucesso, sempre!
Fonte – Mercur