FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÍCIAS

05/04/2012

SUSTENTABILIDADE E PRESERVAO AMBIENTAL RENDEM CERTIFICADO SELO VERDE A PALUDO PNEUS

         Aliar produtividade e crescimento à sustentabilidade e preservação ambiental não é tarefa fácil. Manter um trabalho assim por 52 anos é ainda mais difícil. Mas para uma empresa que já nasceu com esse conceito a prática se torna mais forte a cada ano. É o caso da Paludo Pneus, da Rede Autorizada Vipal. A empresa, que abriu as portas em junho de 1959, acaba de conquistar a Certificação Selo Verde, programa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que visa melhorar a qualidade ambiental através da redução do consumo de energia e de materiais, minimizando, assim, os impactos de poluição gerados pela produção, utilização e disposição de produtos e serviços.

          A contribuição da reforma para o meio ambiente é inegável. Em relação ao pneu novo, cada pneu de carga reformado economiza, em média, 57 litros de petróleo, um recurso natural caro e não-renovável. O mesmo ocorre com a energia elétrica, pois a reforma proporciona uma redução de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos. Os pneus reformados podem custar até 60% menos que um pneu novo, favorecendo a redução de custos em toda a cadeia de transportes. Com esta certificação, a Paludo Pneus atesta que está fornecendo ao mercado um produto de menor impacto ao meio ambiente.

        Para os representantes e colaboradores da Paludo Pneus, conquistar a Certificação Selo Verde veio ao encontro de todas as práticas e atitudes em relação aos cuidados ambientais que a empresa possui. Além disso, é um reconhecimento muito importante e que deve ser repartido com toda a equipe pelo permanente empenho ao longo de todos os anos.

      Para obter o Certificado Selo Verde é necessário que a reformadora atenda alguns requisitos, como avaliação do ciclo de vida do pneu, destinação adequada de resíduos e dos pneus inservíveis, adequação do processo de reforma, informações aos clientes sobre a forma correta de utilização do produto e de coleta de pneus inservíveis, cumprimento da legislação ambiental, entre outros.


Sobre a Vipal

          A Borrachas Vipal foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e três centros de distribuição no Brasil. A Vipal exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte e Europa.
A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.
        Compõem o Grupo: Borrachas Vipal, Banco Vipal e BR Plásticos Participações. O grupo tem participação nas empresas Duroline (lonas para freio) e Fate (pneus novos). Junto com a argentina Fate está constituindo a primeira indústria binacional de pneus, que vai gerar mil novos empregos, em Guaíba (RS), na produção de pneus para automóveis e máquinas agrícolas.

Fonte: Martha Becker Comunicação Corporativa

COMPARTILHE: