FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÍCIAS

19/04/2013

TIPLER INICIA SEGUNDA TURMA DO CURSO DE RECAPAGEM DE PNEUS PARA JOVENS

Iniciativa da Tipler em parceria com o SENAI vai capacitar mais de 20 jovens de São Leopoldo (RS)
e região para atuarem no setor de recapagem e na indústria da borracha.

Neste semestre, a Tipler dá início à segunda turma do curso Operador dos processos de recapagem de pneus, projeto inédito criado pela empresa em parceria com o SENAI, de São Leopoldo, que capacita jovens para atuar no setor de recapagem e na indústria da borracha. Gratuita e com oferta de bolsa-auxílio, a iniciativa já formou 22 participantes da região em 2012 na modalidade de aprendizado industrial.

Sérgio dos Santos (18) foi um dos jovens que concluiu os estudos na primeira turma e imediatamente foi contratado pela Tipler. “As lições me renderam uma profissão e uma oportunidade de emprego. Agora, vou continuar estudando, porque pretendo seguir atuando na área”, explica.

O curso é dirigido para jovens de 18 e 24 anos incompletos (ambos os sexos) e que tenham concluído o ensino fundamental. As aulas ocorrem de terça a quinta-feira, das 8h às 12h, com a parte teórica realizada no Centro Tecnológico de Polímeros do SENAI e a prática aos sábados na unidade recapadora da Tipler, líder do segmento de alta performance no mercado brasileiro de reforma de pneus. O objetivo é formar profissionais com sólidos conhecimentos para atuar em empresas de recapagem, desde o recebimento, passando pela preparação, aplicação da banda, coleta e distribuição de pneus, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente. São cerca de 400 horas de ensino, com data de início prevista para abril e duração de oito meses.

“A grande demanda no mercado é um incentivo para a formação de novos jovens”, explica o presidente da Tipler, Sérgio Bica Jr. “A vantagem do projeto é que o participante se forma e praticamente já se torna empregado”.

Com essa formação, os participantes também poderão atuar em outras indústrias de borracha instaladas em São Leopoldo e região, que contarão com mão de obra qualificada e com vivência industrial para ocupar posições dentro das empresas.

“Com os incentivos fiscais à indústria automobilística, houve o aquecimento súbito do nosso ramo, por isso, ficamos com um saldo de muitas vagas e poucas pessoas para preenchê-las. O mercado está em expansão e tende a ficar assim”, esclarece Viviane Lovison, gerente de operações do Senai-Cetepo.

Inovação

Com o curso Operador dos processos de recapagem de pneus, a Tipler reforça sua série de iniciativas pioneiras no mercado. A empresa foi a primeira do país a desenvolver bandas com tecnologia antiarraste, a investir em bandas pré-moldadas para recapagem a frio, criou o primeiro portal de ensino a distância do segmento e possui a primeira recapadora do Brasil com registro do Inmetro.

FONTE: Vicente Medeiros Comunicação

TIPLER INICIA SEGUNDA TURMA DO CURSO DE RECAPAGEM DE PNEUS PARA JOVENS

COMPARTILHE: