Livro será lançado nesta quarta-feira (14/5) pelo Instituto Amanhã na ESPM, em Porto Alegre
Marcas que fizeram e continuam fazendo história no Rio Grande do Sul. Este é o mote do livro “100 Marcas do Rio Grande: a história e os valores das marcas consagradas como ícones da identidade e da cultura empresarial gaúcha”, no qual a Vipal é uma das presentes. Publicação do Instituto Amanhã em parceria com a ESPM, o livro será lançado nesta quarta-feira (14/5) na sede da ESPM-Sul, em Porto Alegre, às 19h.
O livro apresenta as 100 marcas que se mantêm no coração dos gaúchos ao longo dos anos, colocando lado a lado as empresas que construíram um relacionamento duradouro com o consumidor. Em 400 páginas, são apresentadas a trajetória e o valor das marcas gaúchas, identificando o perfil da empresa, seu histórico, o lugar que ocupa como referência em sua região de origem e a evolução da sua identidade visual. Também são apresentadas as estratégias utilizadas pela empresa para torná-la uma lembrança recorrente entre seus consumidores.
No caso da Vipal, líder na América Latina e uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma de pneus, sua história iniciou há mais de 40 anos, na cidade de Nova Prata, na Serra Gaúcha. Constituída em 1973 pelas mãos de seu fundador, o empresário Vicencio Paludo, conta hoje com 3 mil colaboradores. Mantém duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana (BA), totalizando cerca de 160 mil m2 de parque fabril e três centros de distribuição (CD) no Brasil. A empresa exporta para cerca de 90 países em todos os continentes e possui CD’s e filiais na América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania. Foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO. Ainda recebeu, este ano, pela primeira vez na América do Sul, a validação da Environmental Protection Agency, do EUA, no programa SmartWay Transport pela banda de rodagem VL130 ECO. Além de produtos e serviços para reforma, produz também pneus novos de moto de sua marca própria.
No evento, haverá ainda uma palestra com o professor Genaro Galli, intitulada “7 Princípios do Branding”. Galli é diretor dos programas de Pós-Graduação, MBA e Extensão da ESPM-SUL e professor titular das disciplinas de Marketing e Branding do MBA. “100 Marcas do Rio Grande” será distribuído para os setores público e privado, principais lideranças empresariais da Região Sul, além de formadores de opinião e bibliotecas das principais escolas de negócios, administração e marketing do Brasil. A tiragem é de 25 mil exemplares.
Sobre a Vipal
A Vipal Borrachas - www.vipal.com.br - foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e três centros de distribuição no Brasil. A empresa exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania.
A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO 9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO. Os pneus de moto Vipal são produzidos na moderna fábrica de Feira de Santana (BA), inaugurada em 2008.
FONTE: Martha Becker Comunicação Corporativa