Case “A Estrada Ensina a Vencer”, posicionamento da marca lançado em 2015, venceu na categoria Construção e Reposicionamento de Marca.
Valorizar os relacionamentos e se valer daquilo que aprendeu na estrada da vida. Estes são pensamentos norteadores para a Vipal Borrachas. Junto à visão empreendedora, ao senso de comunidade e à aceitação do risco, a marca chegou, em 2015, a seu novo posicionamento: “A Estrada Ensina a Vencer”. Este é o case premiado pela ADVB no Top de Marketing na categoria Construção e Reposicionamento de Marca deste ano. É a primeira vez que a Vipal participa da premiação, cuja cerimônia aos agraciados ocorreu dia 16 de novembro, no Centro de Eventos BarraShoppingSul, em Porto Alegre. O Presidente da Vipal Borrachas, Sr. Arlindo Paludo, foi quem recebeu o troféu.
O case do novo posicionamento da Vipal surgiu do desafio de resgatar a essência da empresa, hoje uma líder na América Latina e uma das maiores no mundo no segmento. Como muitos de seus parceiros, a empresa começou de um negócio pequeno, optando por um caminho alternativo, baseado na experiência, chamado de caminho do risco. “O crescimento da empresa ao longo dos anos e a busca por qualificação trouxeram como consequência um natural afastamento desse discurso original de proximidade com os clientes, fator potencializado pela crise na indústria de transporte observado a partir de 2014”, explica Guilherme Rizzotto, Diretor Comercial e de Marketing da Vipal Borrachas.
Após um intenso processo de pesquisa com diversos públicos, estudos de mercado e da concorrência, constataram os cinco principais valores da marca: Orgulho da Trajetória, DNA Reformador, Compromisso com a Vitória, Aprendendo com a Estrada e Vipal Encoraja. Todos se resumem na mensagem-chave “A Estrada Ensina a Vencer”, a qual traduz o conhecimento pela experiência adquirido pela empresa em seus mais de 40 anos e sua essência estradeira, bem como a postura encorajadora e arrojada dentro de um segmento segregado e competitivo.
“A Vipal aprendeu no dia a dia da estrada fazendo, acertando, errando, mas nunca ficando no meio do caminho. Sua essência estradeira permanece com orgulho. Esse conceito funciona como um lema tanto para a Vipal, como para seu público, que também está na estrada da vida”, observa Rizzotto.
Amplamente divulgado através de eventos, imprensa, publicidade e ações de relacionamento com diversos públicos, como colaboradores, clientes e transportadores, a campanha do novo posicionamento ajudou a manter a Vipal na liderança no segmento de reforma de pneus. Igualmente, a ação reforçou sua participação de mercado. “A Vipal cresceu em share desde que a campanha foi lançada e também registrou aumento nas vendas entre 2014/15. E 2016 já está com um crescimento sobre 2015”, aponta Rizzotto.
“Ao rever e fortalecer o seu posicionamento com o mercado, a Vipal não só manteve a sua liderança como passou a crescer em participação e na satisfação com seus serviços e produtos”, constata Rizzotto, destacando que o posicionamento já se tornou uma referência no mercado. “A Vipal foi muito além de conhecer o seu cliente e suprir as suas necessidades: a empresa se colocou ao lado de seu público, dirigiu seu olhar para a estrada percorrida e já está deslumbrando o que vem pela frente”, finaliza.
Sobre a Vipal
A Vipal Borrachas - www.vipal.com - foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e dois centros de distribuição no Brasil. A empresa exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania. A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.