Reconhecimentos do mercado são sempre bem vindos. Ainda mais quando se sabe da importância que eles têm. Caso da Vipal Borrachas e o Prêmio Exportação 2017, promovido pela ADVB/RS (Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil do Rio Grande do Sul). Pela terceira vez, a empresa ganha o prêmio na categoria Diversificação de Mercados, feito que já havia atingido em 2013 e 2014. A cerimônia de entrega ocorreu dia 13 de julho, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.
“É uma grande satisfação para nós recebermos novamente esta importante premiação da ADVB-RS, pois isso demonstra um reconhecimento ao nosso trabalho com o mercado externo”, diz Leandro Rigon, Diretor de Negócios Internacionais da Vipal. “Julgamos ser essencial a diversificação de mercados, uma vez que exportamos para Estados Unidos, Europa e América Latina, mas também estamos sempre em busca de abrir novas fronteiras, caso da Ásia e da África, onde viemos reforçando nossa presença nos últimos anos”, completa.
As empresas premiadas na categoria Diversificação de Mercados são as que possuem expressivo número de países-alvo para os quais exporta. Além desta categoria, a Vipal já conquistou o Prêmio Exportação em outras categorias nos oito anos em que a premiação acontece: Distinção Exportador Ouro, em 2015, e Personalidade Exportação, conferida ao presidente da Vipal Borrachas, Arlindo Paludo, em 2010.
Com foco total no segmento de borrachas, a Vipal é responsável por abastecer cerca de 90 países ao redor do mundo, investindo cada vez mais recursos e tecnologia na expansão para a Costa Oeste dos Estados Unidos, além de projetos para o Oriente Médio, África e inserção no mercado russo e escandinavo. Além disso, mantém equipes regionais permanentes em localidades estratégicas, de modo a dar todo suporte aos clientes internacionais e atender às especificidades de cada local, que vão desde requisitos técnicos até diferenças culturais, geográficas e de legislação.
Por isso, a empresa investe no desenvolvimento de produtos específicos para melhor desempenho em diferentes regiões. Caso das sete bandas de rodagem (VT220, VT160, VDA4, VL150A, VZAB, VAP1 e VT550A) homologados pelo programa do governo alemão De-minimis, que reembolsa às transportadoras participantes parte significativa dos seus custos na aquisição de pneus reformados. Igualmente, a Vipal conta com a certificação de outras de duas bandas (VT220, VT160 e VDA4) com o selo europeu Alpine Symbol, que atesta eficácia em condições severas de tráfego na neve ou lama.
No mercado internacional, a Vipal conta com CD’s na Espanha, Austrália, três nos Estados Unidos (Flórida, Virgínia e Califórnia), México, Chile, Argentina e Colômbia - todos países onde também possui filiais. Ainda conta com CD’s na Alemanha, Inglaterra e Eslovênia, além dos escritórios na Itália e o Overseas, este, responsável pelas regiões da África Sub Saara e Ásia.
Tudo isso para viabilizar um atendimento global de excelência, com a estrutura eficiente e comprometida de uma empresa que há mais de 40 anos aprende a vencer com o que a estrada lhe oferece.
Sobre a Vipal
A Vipal Borrachas - www.vipal.com.br - foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e dois centros de distribuição no Brasil. A empresa exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania. A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO9002, ostentando ainda a ISO9001: 2008 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.