FAÇA SUA BUSCA NO SINBORSUL

NOTÍCIAS

15/10/2018

VIPAL BORRACHAS REALIZA AÇÕES PARA PROMOVER SEGURANÇA E MELHORAR A SAÚDE DOS SEUS FUNCIONÁRIOS NA INDÚSTRIA

A Vipal Borrachas, empresa líder na América Latina e uma das mais importantes fabricantes mundiais de produtos para reforma de pneus, é uma referência no cuidado com a segurança e saúde de seus funcionários. Em Feira de Santana, Bahia, houve a implantação da “Caminhada de Segurança”, prática na qual os gestores, percorrendo os três turnos de produção da fábrica, abordam os colaboradores com visitas, a empresa tem conseguido debater as melhores práticas em todos os estágios da operação dentro da fábrica.

 

“A receptividade tem sido excelente por parte da nossa força de trabalho. Todos os colaboradores são convidados a parar suas atividades para, em conjunto com os gestores, debater sobre os temas, que envolvem geralmente segurança e saúde do trabalho”, explica André Albuquerque, coordenador de Recursos Humanos da Vipal em Feira de Santana. Segundo ele, tudo começa com uma reunião entre os gestores para definir o tema que será levado nas abordagens. “Podemos começar falando sobre o uso do cinto de segurança nos ônibus que conduzem a força de trabalho para a fábrica, mas a conversa pode levar aos riscos de choque elétrico, por exemplo. E isso é muito legal, pois os colaboradores se empolgam e contribuem muito com vários assuntos que envolvem a rotina da fábrica”, acrescenta Albuquerque.

 

Nas fábricas da empresa em Nova Prata, Rio Grande do Sul, também há um acompanhamento constante da segurança dos operários. Diariamente são verificados possíveis desvios comportamentais que possam vir a causar um acidente em todos os setores das fábricas. Neste trabalho estão envolvidos Coordenadores, Supervisores, SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e os próprios funcionários dos setores. “Tudo o que for apontado é apresentado para a equipe com intenção de orientação e correção para evitar acidentes”, explica Ronaldo Cherubini, Coordenador de Saúde e Segurança.

 

Outro ponto importante da ação é a expressão da segurança enquanto valor também para os lares dos colaboradores, onde eles podem compartilhar as boas práticas adquiridas na empresa, seja na questão de limpeza e de organização, como também dicas de saúde, do uso de EPI´s nos afazeres domésticos, entre outros. “O projeto tem eficiência comprovada, uma vez que acidente do trabalho é estatística e as ações tomadas pela Vipal ajudam a combater a ocorrência de incidentes”, conclui.

 

 

Sobre a Vipal

A Vipal Borrachas - www.vipal.com.br - foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e dois centros de distribuição no Brasil. A empresa exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania. A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO9002, ostentando ainda a ISO9001:2015 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.

 

Fonte: Marta Becker Comunicação Corporativa

COMPARTILHE: